Seu sono vai bem?

Como Quiropraxista, vejo muitas pessoas com problemas crônicos resultantes de colchões ou travesseiros inadequados usados por vários anos. A maioria destas pessoas nunca parou para pensar no prejuízo que esses acessórios estavam surtindo sobre suas colunas e ainda, afirmam não saber como manter uma boa noite de sono e muito menos como comprar um colchão ou travesseiro adequados. Baseada nesta informação, resolvi esclarecer algumas dúvidas. Hoje falaremos sobre a importância de dormir bem.

As pessoas dormem em média de 6 a 8h p/dia, ou seja, um terço da vida sobre o colchão. Isso é muito tempo! O bom sono é tão essencial para a saúde que se nos privamos dele por determinado tempo, logo ocorrerão problemas muito sérios. O sono é responsável pela regeneração e recuperação de nosso corpo depois das atividades diárias. Apenas uma noite mal dormida já resultará na diminuição da nossa imunidade, na falta de concentração e em menores níveis de energia, essenciais para o bom rendimento durante o dia.

Problemas crônicos de sono resultam em consequências muito mais sérias. Existem muitos fatores que dificultam um sono reparador, rejuvenescedor e regenerador; o ambiente onde a pessoa dorme, o ruído, o tipo alimentação realizada antes de dormir, entre outros. No entanto, alguns fatores comumente esquecidos na hora de enfocar este assunto são os equipamentos básicos utilizados para dormir, principalmente, o colchão e o travesseiro.

Um conhecimento profundo é imprescindível para a escolha de um produto que não somente promove o sono de boa qualidade, mas também fornece o apoio anatômico para manter a função normal da coluna vertebral agora e durante toda a vida.

Daiane Cesa, Quiropraxista, Especialista em Atividade física, desempenho motor e saúde.