Seu sono vai bem ? Parte II

Para ter um sono perfeito, as curvas naturais da nossa coluna devem ser mantidas da melhor maneira possível, afim de manter sua função normal. Isso inclui para a postura que mantemos quando estamos fazendo nossas atividades diárias, trabalhando e sentados também.

A manutenção dessas curvas é fundamental e um colchão inadequado compromete extremamente a capacidade de mantê-las enquanto dormimos, especialmente em colchões macios demais. As curvas devem ser mantidas em todas posições, de lado e de barriga para cima, e isso não é tarefa simples. Somente um bom colchão consegue isso.

Quando olhamos a coluna de trás, ela deve estar alinhada, ou seja, estar reta. Quando dormirmos de lado, um colchão que é macio demais ou duro demais pode promover o seu desalinhamento. Combine este fato com 6-8 horas diários nesta posição e é fácil entender como problemas sérios da coluna podem ser desencadeados na cama!

Uma dica super importante é que o seu colchão ideal vai depender de como a sua postura vai estar em cima deste colchão!

Eu tenho ouvido bastante a frase: “ meu colchão é muito bom, ele é muito duro!” e isso está completamente errado. Um colchão mais duro vai causar pressão nos pontos de apoio do corpo, prejudicando a circulação, e causando problemas articulares também.

Ao ir a uma loja de colchão, você poderá deitar e verificar qual será o mais confortável para o seu corpo, mas não é só isso, você deverá testá-lo de barriga para cima e também de lado. E além disso você deverá ir acompanhado para que a outra pessoa possa lhe dizer se a sua coluna ficou alinhada ou não.

Outro fator relevante é que, se você dorme com um companheiro/a, é de suma importância que os dois testem o colchão ao mesmo tempo. E neste caso é indicado o colchão que possui molas ensacadas. Principalmente para os casais de pesos diferentes, este é o maior benefício devido aos movimentos não influenciarem no sono do parceiro/a.

Se você é como a maioria das pessoas que troca seus colchões cada 10 anos, vale pena gastar um tempo para considerar suas opções, pois a consequência de uma escolha mal feita pode impactar fortemente a sua vida, desde sua saúde, seu estado emocional, seu empenho físico e muito mais.

Quiropraxista Daiane Cesca