Lifting braquial : cirurgia plástica para os braços

Os braços são estruturas funcionais extremamente importantes para a execução de nossas atividades diárias. Para isso, é necessário que estejam de acordo com o biotipo do indivíduo para que não imprimam limitações físicas, muitas vezes relacionada ao excesso de pele e gordura nessa região. Da mesma forma, essa hipertrofia localizada pode gerar queixas estéticas e desconfortos psicológicos diversos quando deformam a aparência do paciente. Roupas de manga longa, mesmo no verão, são a única opção em alguns casos, para tentar disfarçar essas alterações.

A aparência indesejada dos braços pode ser decorrente de causas variadas, podendo citar entre elas as oscilações importantes de peso, o envelhecimento e os fatores hereditários.   Desse modo, é importante que o paciente esteja dentro da sua faixa ponderal normal, e estável por um período de no mínimo seis meses antes de candidatar-se ao procedimento.

O Lifting de braço ou braquial, também conhecido como braquioplastia, é a cirurgia plástica que busca reduzir o excesso de pele e de gordura, remodelando o braço de forma a obter contornos mais suaves e naturais. De uma maneira geral, o excesso de gordura é removido com lipoaspiração e o excedente cutâneo, quando presente, com ressecção direta deixando uma cicatriz posicionada na face interna do braço, que se estende da axila até um pouco acima do cotovelo. Estrias podem dificultar a retração cutânea no pós-operatório, de forma que a lipoaspiração deve ser mais comedida nesses casos, quando não está planejada a ressecção de pele no mesmo ato cirúrgico.

O procedimento é realizado em hospital, sob anestesia local e sedação. No pós-operatório é necessário o uso de faixa elástica modeladora, para diminuição do inchaço e estabilização dos tecidos operados. Deve-se evitar esforços físicos nos primeiros dois meses, para diminuir ao máximo a força tensil na cicatriz e o seu consequente alargamento.

A manutenção do resultado depende do tipo de pele, das características hereditárias e da manutenção do peso e da boa forma. A Braquioplastia assim, revela-se mais uma opção dentre a gama de procedimentos da cirurgia plástica que visam melhorar a autoestima e a harmonia corporal do paciente, (deixando-o bem com ele mesmo).

Dr. Júnior Grandi