Higiene bucal e sorriso saudável

O seu sorriso é o seu cartão de visitas, portanto a realização de uma boa higiene tem extrema importância na manutenção da saúde bucal em todas as idades . A correta limpeza dos dentes, gengiva e língua deixam seu sorriso mais bonito e o hálito fresco, além de evitar doenças como a cárie, tártaro, periodontite e gengivite.

Quando se fala em higiene bucal não se incluí somente a escovação dos dentes e sim um conjunto de ações que colaboram para a manutenção da saúde da boca, entre elas uma alimentação saudável, a adequada limpeza dos dentes com escova dental , creme dental, fio dental e visitas periódicas ao dentista.

A medida que a higienização dos dentes não é realizada de forma certa, há possiblidade de ocorrer problemas de retração gengival que resultam em sensibilidade dentária, cáries interproximais (entre os dentes) e inflamação da gengiva. Esses problemas dentários devem ser tratados adequadamente, pois podem evoluir para doenças mais sérias e necessitar de intervenções radicais.

Fazer visitas periódicas ao dentista é a melhor maneira de corrigir hábitos errôneos de escovação, a forma mais barata de manter a saúde da boca e o jeito mais eficaz para ter um sorriso de qualidade.

Algumas dicas de higiene bucal:

– Escove sempre os dentes após as principais refeições e antes de se deitar;

– Escolha escova de dentes com cerdas macias, para não machucar a gengiva, e de tamanho adequado, para alcançar todos os dentes;

– Utilize produtos de higiene bucal que contenham flúor;

– Finalize passando o fio dental entre todos os dentes, deixando que ele deslize 2mm além da gengiva (lugar de grande acúmulo de placa bacteriana);

 

Dra. Tanara R. Dick