Hidratação: beba água!

A água é um recurso natural e essencial para a sobrevivência humana. O nosso corpo é composto por cerca de 60% de água e sua ingestão é imprescindível para a manutenção da saúde do organismo de modo geral, auxilia no bom funcionamento do intestino, bem como dos demais órgãos, na excreção de substâncias tóxicas do organismo através da urina, na regulação da temperatura corporal através da redistribuição de calor através da pele e da transpiração, entre outras.

A recomendação do consumo de água pela Organização Mundial da Saúde é de cerca de 2 litros diários para indivíduos adultos, ou seja, o equivalente a 10 copos de 200 ml, podendo variar conforme a idade e organismo de cada indivíduo.

A maioria das pessoas tendem a ingerir água somente quando sentem sede, porém quando é manifestada esta necessidade hídrica através da sensação da sede, é sinal de que o organismo já encontra-se em início de desidratação.

Desta forma o ideal é que se ingira água com frequência no decorrer do dia, antes mesmo de sentir sede. Se você não possui o hábito de ingerir água, uma dica é buscar carregar ou ter sempre perto uma garrafa de água, e traçar metas de consumo e ir aumentando a quantidade ingerida diariamente, conforme a tolerância, até atingir a recomendação. Outra dica é ingerir chás, sucos e consumir frutas, pois as mesmas também possuem uma boa quantidade de água.

Beba água, água é saúde!