Ação da acupuntura no tratamento da depressão

A depressão, disfunção que faz parte dos chamados transtornos afetivos e do humor, vem tomando caráter epidêmico em todo o mundo. A estimativa é que ela atinja aproximadamente 16% da população mundial. Para quem sofre do problema e quer testar uma terapia alternativa, uma opção é a acupuntura. Várias pesquisas, realizadas nas últimas décadas, atestam que a inserção de agulhas de acupuntura em pontos específicos do corpo provocam fenômenos de neuromodulação em três níveis: periférico (local), espinal e supre espinal. Com isso, são liberadas várias substâncias neuromoduladoras, que normalizam funções motoras, sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas, de controle de expressão emocional, além de corticais espinais.

O mecanismo pelo qual a acupuntura se mostra capaz de reduzir os distúrbios emocionais diz respeito à sua ação moduladora do sistema nervoso central. A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A ‘mensagem’ gerada por esses estímulos segue por meio de fibras nervosas periféricas até o sistema nervoso central e, aí, incrementa a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, que são exatamente as mesmas relacionadas ao controle do humor e das emoções. Além dessa ação moduladora sobre as emoções, o estímulo das agulhas desencadeia uma série de outros efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e sobre os sistemas endócrino e imunológico.

Em resumo a inserção e estimulação das agulhas em determinados pontos do corpo, por meio da acupuntura, regulam o sistema nervoso central e aliviam os sinais e sintomas da ansiedade e depressão. É importante salientar que a medicina tradicional chinesa não trabalha com diagnóstico médico, trata os sinais e sintomas através de diagnóstico oriental.

Agende um horário, faça uma avaliação, tire suas dúvida e conheça os benefícios da acupuntura.