A cirurgia plástica do abdômen

Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, as vezes, somente essas medidas podem não ser suficientes para que alcancemos nossos objetivos, principalmente nos meses de inverno, onde a prática dessas atividades diminui muito. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido. Entre as causas mais comuns temos: gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso, hereditariedade e cirurgia prévia.

A abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de gordura subcutânea e de pele localizados abaixo da cicatriz umbilical. Também, na maioria dos casos, é realizado uma reaproximação da musculatura do abdômen na região mediana, o que restaura a tensão da parede abdominal, criando um perfil mais definido e uma melhora do contorno corporal. De maneira discreta, a cirurgia deixa uma cicatriz posicionada ao redor do umbigo e outra na altura de uma de cesárea, com prolongamentos laterais que variam de acordo com o caso.

Da mesma forma, a lipoaspiração da cintura e da região acima da cicatriz umbilical é muito associada ao procedimento de abdominoplastia, corrigindo acúmulos localizados de tecido adiposo, e melhorando o resultado de uma maneira geral. É o que chamamos de Lipoabdominoplastia.

A abdominoplastia é uma boa opção para pacientes saudáveis, sem patologias que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco cirúrgico. Ainda, principalmente para aqueles (as) não fumantes, que apresentam perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia. Embora os resultados desse procedimento sejam permanentes, é muito importante que a(o) paciente, após liberação médica, mantenha hábitos saudáveis, em especial aqueles que estimulem a preservação de um bom tônus da musculatura abdominal.

Sempre é importante salientar que a escolha por profissionais habilitados e com a formação necessária é fundamental para o tratamento proposto e para melhor satisfazer suas expectativas. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica fornece informações sobre seus membros através do site: www.cirurgiaplastica.org.br

Faça uma boa escolha, afinal é a sua saúde.

Dr. Júnior Grandi